quinta-feira, 28 de junho de 2018




EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
MEMÓRIA RELIGIOSA DE CARIACICA

A diversidade religiosa entendida como patrimônio cultural é a proposta da Exposição Itinerante “Memória Religiosa de Cariacica”, que é resultado de um projeto realizado com incentivos financeiros concedidos pela Secretaria Municipal da Cultura de Cariacica, referente ao EDITAL/LJB-II-2016, regido pela Lei nº 5.477, de 13 de outubro de 2015 (Lei João Bananeira).

A palestra de lançamento da exposição será realizada no dia 03/07/2018, às 19:00 horas, no Auditório do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Cariacica, localizado na Av. Kleber Andrade, nº 5, Bairro Rio Branco, Cariacica-ES.

Nesse evento, os resultados do projeto serão apresentados pela equipe técnica, composta por arquivistas, historiador, bibliotecário, pedagoga e fotógrafa. Representantes das instituições religiosas que atuam no município de Cariacica também estarão presentes como palestrantes, contribuindo com esclarecimentos sobre as peculiaridades de cada religião, visando à disseminação do conhecimento sobre a diversidade religiosa e a promoção da cultura da paz.

A exposição é resultado de pesquisas realizadas, entre os meses de janeiro e junho de 2018, em arquivos, bibliotecas, centros de memória, arquidiocese, paróquias, igrejas, santuários, terreiros e comunidades eclesiais, visando a coleta de informações significativas e a constituição de um acervo fotográfico representativo, com o objetivo de conhecer e identificar algumas referências culturais que compõem o patrimônio religioso de Cariacica, promovendo o reconhecimento e a valorização da diversidade religiosa praticada no município.

A equipe do projeto tem a expectativa de que esta exposição fotográfica possa contribuir para o respeito à diversidade religiosa e às liberdades de escolhas e crenças, minimizando os efeitos negativos do preconceito e da intolerância religiosa, pois os ambientes religiosos agregam valores morais e éticos aos cidadãos e contribuem significativamente para a formação da cultura local.

A exposição ficará aberta ao público, gratuitamente, com o seguinte cronograma:

De 03 a 20/07/2018 – Centro Administrativo da Prefeitura de Cariacica. Endereço: Av. Kleber Andrade, nº 5, Bairro Rio Branco, Cariacica-ES.

Dia 21/07/2018 – Quadra do Esporte Clube Itaquari (Escola de Samba Boa Vista), como uma das atrações do IV Festival de Quadrilha de Matrizes Africanas e Convidadas. Endereço: Rua Muniz Freire, 55, Itaquari, Cariacica-ES.

De 23/07 a 11/08/2018 – Faça Fácil. Endereço: Rodovia Leste-Oeste, nº 154, Bairro Santo André, Cariacica-ES (Próximo ao Terminal de Campo Grande).

De 13/08 a 06/09/2018 – Shopping Moxuara. Endereço: Avenida Mário Gurgel, nº 5.353 - São Francisco, Cariacica-ES.


De 10/09 a 11/10/2018 – Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas. Endereço: R. Santa Marta, nº 12, Campo Grande, Cariacica-ES.



Nenhum comentário:

Postar um comentário